Nono digito, celulares da Baixada


Celulares da Região passam a ter o nono dígito a partir do dia 25

No próximo dia 25, quem fizer ligações para celulares com DDD 13 (Baixada Santista), deverá colocar na frente do número o dígito 9. A mudança, que atende a uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), visa ampliar os recursos de numeração dos telefones, para atender a demanda de novos usuários. O nono dígito foi acrescentado nos celulares de DDD 11 (64 municípios do Estado, incluindo São Paulo) em julho de 2012 e será implementado em todo o País até o fim de 2016, conforme cronograma estipulado pela Anatel.

Além do DDD 13, terão de usar o dígito 9 os clientes de operadoras de telefonia móvel das áreas de registro 12, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 – todas no Estado de São Paulo. A partir de 27 de outubro, a mudança ocorrerá também para os celulares das áreas 21, 22 e 24 (Estado do Rio de Janeiro) e 27 e 28 (Espírito Santo). No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado na hora de ligar para telefones móveis, independentemente do local de origem da chamada.
Adaptação nono-digito-5
De acordo com a Anatel, após 25 de agosto, por 40 dias, as ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. Depois disso, as chamadas feitas com oito dígitos para números que tenham recebido o nono dígito serão interceptadas.O usuário será orientado pela operadora a usar a nova numeração. As mensagens SMS e MMS também não serão enviadas, se forem usados apenas oito dígitos.

Transcorridos 100 dias da data, nas chamadas feitas com oito dígitos para celulares que tenham recebido o nono dígito, o usuário ouvirá a mensagem de número inexistente, sem qualquer orientação sobre a nova forma de discagem.
Agendas
Além das adequações técnicas das prestadoras de serviço de telecomunicações, a Anatel destaca que a medida demandará da sociedade a realização de eventuais ajustes em equipamentos e sistemas privados, como, equipamentos de PABX e agendas de contatos.A operadora TIM, que possui 647.447 clientes na região do código 13, está analisando a possibilidade desenvolver e lançar um aplicativo que permita inserir automaticamente o novo dígito antes do número.

Segundo a Claro, desde maio a empresa está avisando seus clientes dos DDDs 12 a 19, via SMS e também na conta, sobre a inclusão do dígito 9. Este mês, a operadora também está reforçando a comunicação publicando notas em jornais de grande circulação.A operadora, que tem mais de 590 mil clientes no DDD 13, garante que está preparada para atender a determinação da Anatel e está trabalhando para que a mudança tenha o menor impacto possível para seus clientes, os quais podem tirar dúvidas e obter mais informações pelo site: www.claro.com.br/nonodigito.

 

Fontehttp://www.jornalvicentino.com.br/home/2013/08/19/celulares-da-regiao-passam-a-ter-o-nono-digito-a-partir-do-dia-25/

by : Geny Machado

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.